domingo, 22 de maio de 2011

6a edição do Abraço Guarapiranga 2011 - 29 de maio


Abraço Guarapiranga 2011: Água de beber, lazer e viver!
Na sua sexta edição, no dia 29 de maio, o Abraço pretende chamar a atenção da população e do poder público para a importância da represa do Guarapiranga como fonte de água para 4 milhões de paulistanos. 
 
O Abraço Guarapiranga é uma iniciativa da Rede de Olho nos Mananciais em parceria diversas organizações da sociedade civil e apoio do poder público. O evento acontece desde 2006 e vem se consolidando como uma importante oportunidade para a população de São Paulo expressar seu carinho com a centenária represa, e ao mesmo tempo seu inconformismo e protesto pela situação de degradação dos mananciais exigindo mudanças que garantam a preservação das fontes de água da cidade
 
Participe, traga sua família e amigos. 
 
PROGRAMAÇÃO
29 DE MAIO DE 2011
 
Parque da Barragem - Av. Robert Kennedy, atura do n.1.200,  esquina com João de Barro
9.30  Oficinas ambientais, Atividades culturais,Capoeira, plantio e distribuição de mudas
10,30 Passeio Ciclístico do Abraço à Guarapiranga 
12:00   Abraço simbólico à Guarapiranga
 
Jardim Ângela
8:00  Caminhada das Paróquias da Região ao Parque Ecológico Guarapiranga
10.30   Celebração religiosa no Parque Ecológico Guarapiranga e plantio de mudas
12:00 Abraço simbólico à Guarapiranga
 
Solo Sagrado
10,30  Atividades ambientais
12:00  Abraço simbólico à  Guarapiranga
 
Organizadores do Abraço 2011:
 
Espaço Formação assessoria e Documentação
Grupo de Escoteiros Almirante Tamandaré
Instituto Vitae Civilis
Movimento Garça Vermelha - MOGAVE
Movimento Eco-Estudantil
Paróquia São Francisco de Assis
Rede Agenda 21
Sociedade Santos Mártires
Solo Sagrado de Guarapiranga
Universidade de Santo Amaro - UNISA

A falta de higiene em hospitais


PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br



Para nós, lavar as mãos antes de uma refeição é um ato natural e automático, assim como para muitos médicos e trabalhadores da saúde, antes de examinar ou cuidar de um paciente.
Mas não é o que acontece com a frequência desejável, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Lavar as mãos é simples: ensaboá-las bem, para formar volumosa espuma. O jato d'água da torneira leva embora o perigo para a nossa saúde ""sujeira e micróbios.
Na semana passada, durante o 21º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, realizado em Milão, Itália, representantes da OMS afirmaram que quase a metade dos profissionais da área da saúde ao redor do mundo deixam de tomar um cuidado primário de proteção aos pacientes.
É o que a OMS denomina de "Momento 1", disse a médica Benedetta Allegranzi na reunião. Esse "Momento 1" "lavar as mãos"" é particularmente importante antes de examinar ou mexer em um paciente. É a forma de evitar transferência de germes de um paciente para outro.
Allegranzi e colaboradores da OMS coletaram dados sobre higiene das mãos em 1.527 hospitais de 47 países.
O estudo verificou que o "Momento 1" era maior em países europeus (64% de 22.278 observações) e menor nas Américas (26% de 23.183 observações).
As enfermeiras mostraram maior conformidade com esses cuidados (64%) do que os médicos (48%).
Os melhores níveis de higiene nas mãos foram registrados no ambulatório (72%) e nos departamentos de clínica médica (60%) e de terapia intensiva (59%); os menores foram nos departamentos de obstetrícia.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saúde no ambiente

Saúde no ambiente da Guarapiranga

qui, 03/06/10 por milton.jung | categoria Ambiente Urbano | tags , ,

Por Suely Aparecida Schraner

Guarapiranga e a cidade
Tonico ! Ele chamou. O cachorrinho nem se moveu. Encantado, permaneceu sentado com as patas dianteiras cruzadas, diante daquela fileira de gente. Atrás das gentes, o mendigo e mais outro cão. Este é o Tinoco, são gêmeos. Não vou dar a mão pra vocês porque dentro do meu coração estou junto de todos, discursou .

Domingo ensolarado de total (bio)diversidade. Céu azul num cenário feérico.

Filhos cidadãos desta São Paulo, sensibilizados sobre a situação dos mananciais.

Perfilados diante da Represa de Guarapiranga, às margens da avenida Robert Kennedy, crianças, jovens e velhos. Um ato de amor natureza. Um protesto pela situção de degradação dos mananciais.
Multidão ‘total flex’. Alegria em participar. Tristeza em constatar.

Nascemos com 80% de água no corpo. Com 5 anos temos 70%. Depois dos 60 anos, temos 58%. Sem água, secamos e morremos como as folhas do outono.
Nosso planeta é coberto de 75% de água. Consta que só 1% é de beber.

Nesta imensa caixa d’água , que abastece mais de 4 milhões de habitantes, o céu espelhado na água, resplandece
nas macrófitas (água-pés). Plantas estas que se alimentam de poluição e cobrem boa parte desta represa. O custo do tratamento da água que bebemos é altíssimo.

Multidão ‘total flex’. Alegria em participar. Tristeza em constatar.
Nascemos com 80% de água no corpo. Com 5 anos temos 70%. Depois dos 60 anos, temos 58%. Sem água, secamos e morremos como as folhas do outono. Nosso planeta é coberto 75% de água. Consta que só 1% é de beber.

Do lado de lá, a avenida com seus carros velozes e acidentes atrozes. O asfalto seco e árvores que teimam em resistir ao monóxido de carbono. Pulmões catalisadores?

Tonico e Tinoco não são militantes. Intuem que sem água ninguém vive.

Não jogar lixo nas ruas, não aceitar que o esgoto deságue na represa.
Por uma metrópole mais arejada. Por um caminhar, pedalar, e respirar melhor.

É Abraço da Guarapiranga

Suely Aparecida Schraner é ouvinte-internauta do CBN SP e do Conselho Gestor da UBS Veleiros/Sociedade Civil



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reunião



Reunião do Conselho Gestor da UBS Veleiros
Dia: 13 de julho 2011, 2a. Feira
Horário: 15h
Local: UBS Veleiros, Avenida Clara Mantelli, 185, Veleiros

Para ouvir [Menopausa]

http://jovempan.uol.com.br/videos/quais-praticas-podem-amenizar-os-sintomas-da-menopausa-56888,1,0

sábado, 7 de maio de 2011

Pronto-socorro se tranforma em via rápida para o paciente


Por:
HÉLIO SCHWARTSMAN  -ARTICULISTA DA FOLHA

Consultas com especialistas e cirurgias eletivas estão entre os maiores gargalos do SUS. A espera por uma operação pode chegar a anos, o que, dependendo do quadro do paciente, é incompatível com a vida. A capacidade de resistir na fila é que decide quem vive e quem morre.

SUS, entretanto, é uma estrutura complexa e cheia de meandros, com diferentes vias de entrada no sistema. Elas incluem, além da consulta marcada, a emergência, a "carteirada" (indicação) e até o interesse científico. Se o caso vale um artigo médico, é quase certo que o paciente será bem atendido.

O mais difundido desses caminhos alternativos é o pronto-socorro. Pelas vias ordinárias, a espera por uma cirurgia cardíaca (pontes de safena), por exemplo, pode chegar a 30 meses. Mas, se o paciente tem a "sorte" de ter um episódio de angina instável e correr para uma sala de emergência, será absorvido pelo sistema, com boas chances de conseguir imediatamente os procedimentos de que necessita.

Até aí, tudo normal. Não há sistema de saúde no mundo que não priorize as emergências. O problema, no Brasil, é que a diferença entre o caminho ordinário e a via rápida é grande demais, o que dá margem a uma série de distorções.

Para piorar, à medida que serviços básicos como o Saúde da Família avançam, revelam novas demandas reprimidas.

domingo, 1 de maio de 2011

Conselho Gestor realiza tradicional Café da Manhã e da Tarde, na UBS Veleiros




O viver e o cuidar. O cuidar e o cuidar-se. Numa demonstração de responsabilidade que começa com o próprio corpo, milhares de pessoas (idosos, gestantes, crianças de até 1 ano e 11 meses e índios), compareceram aos postos de saúde em 30 de abril, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação. Na UBS Veleiros não foi diferente. Centenas de pessoas foram recepcionadas pelas conselheiras: Eneida P. Martello, Eunice S. Jaspe, Geovanna Conceição, Suely Damkauskas e Suely A. Schraner que, juntamente com os empresários da região e voluntários, os homenagearam com um delicioso Café da Manhã e da Tarde.

Agradecemos ao empenho do Jornal Notícias da Região e aos parceiros: Bomboniere Sonho Doce / Carrefour Interlagos / Empórium Real / Johrei Center Veleiros / Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré-GEAT / Joinville Flores/Mini-Mercado Interlagos / Osvaldo Bolos / Ouro d'agua / Pães e Doces Veleiros / Panificadora Delikatesse VIII /Panificadora Espinheiro / Panificadora Nova Suzy / Patricia Depilação / Supermercado Villa’s / Rebecca's Modas / Suzana Malhas / Tenda Atacado - av. Atlantica nº 1000 / Voluntários: Neuza G. Merli, Neusa R. Conejo, Peter Schraner ,assistente social Tatiane de S. Barreto e Alunos (UNISA) da Profª e Enfermeira Silvia P. A. Peneiras.

Ao fim do expediente, restaram as memórias dos afetos compartilhados. Foram muitas emoções entre imunização, integração e a certeza de que a gestão participativa ainda é o melhor caminho para a prática da cidadania. Uma vitória da vida sobre as adversidades da velhice. 

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação acontece no período de 25 de abril a 13 de maio em 65 mil postos em todo o país.

Por: Suely Aparecida Schraner (01.05.2011)
 Fotos: Peter Schraner