quarta-feira, 16 de março de 2011

Medicamentos devem ter reajuste em abril



A partir do dia 31 de março o preço dos remédios terá um reajuste. O aumento pode chegar a 6% e valerá para a maior parte dos medicamentos usados no país como anti-flamatórios e antibióticos.
Uma resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos –CMED-  publicada nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial da União, determinou os critérios para calcular o aumento. Um deles é o acumulado de março de 2010 a fevereiro deste ano do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 6,01%.
Para a mudança é considerado também a produtividade da indústria farmacêutica e a participação dos genéricos no mercado. Quanto maior a participação desses medicamentos, maior é o fator usado no cálculo do reajuste.
Para evitar abusos, a Cmed vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária –Anvisa- , irá publicar uma resolução especificando os percentuais de reajuste e o teto a ser cobrado do consumidor. As empresas que descumprirem a medida estão sujeitas a sanções. Entretanto, elas podem adotar preços mais baixos que os estipulados pela Câmara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário