domingo, 14 de novembro de 2010

Facilitando a vida


Eu trabalho como voluntária desde os 12 anos de idade. Compartilhar é uma inclinação que me acompanha desde sempre. Comecei cuidando de crianças no parquinho, enquanto as mães realizavam artesanato no Hospital de Interlagos.
Também fui alfabetizadora no antigo MOBRAL. Participei de um curso de alfabetização de adultos pelo método Paulo Freire (BB Educar) e trabalhei na Fundação Julita, alfabetizando idosos. Depois realizei trabalho na ACM (Associação Cristã de Moços) Santo Amaro e obtive uma premiação com um curso de Gestão Social patrocinado pelo Laboratório Organon. O projeto que escrevi foi premiado, com R$ 40.000,00. Com esta verba implantamos o Projeto Reducarte (inclusão digital, literatura, música e artes cênicas, para 104 crianças de 6 a 14 anos). Participei também do Escreve Cartas no Poupatempo Santo Amaro desde que o programa foi criado, em 2001 até 2008 . Adoro lidar com pessoas. Sou leitora compulsiva. Apesar de existirem outros recursos de comunicação, ainda gosto de escrever cartas. No Escreve Cartas, era uma espécie de secretária do povo. Elaborando currículos, cartas de apresentação, cartas para os amigos, amores, ídolos, para empresa, etc... Mais do que ajudar, eu me sinto ajudada com as histórias de vida que ouço, presencio. É dessa troca de experiências que encontro motivação e estímulo para me aprimorar intelectualmente.

Atualmente trabalho no Conselho Gestor, da Unidade Básica de Saúde Veleiros. Usuários que nos procuram, mais do que ansiar por uma política de saúde publica melhor,buscam apoio. Por isso é importante ser um facilitador. Barreiras inibem, mutilam. Até a saúde, é quase sempre conseqüência de uma boa conversa. Ser pró-ativo é importante. Da receptividade do voluntário é que surge a vontade de estreitar laços, exercitar a delicadeza. É neste contato que tanto o usuário quanto o voluntário têm a oportunidade de sentirem-se valorizados. O contato, a troca de idéias e sentimentos possibilitam um crescimento pessoal que não tem dinheiro que pague.

Suely Aparecida Schraner

Nenhum comentário:

Postar um comentário