domingo, 14 de novembro de 2010

Transformar o pouco em muito


O Bazar da UBS Veleiros é um espaço para integração e boas práticas.   

Muito se fala em reciclagem, de reuso, nem tanto. Reutilizar uma peça de roupa, uma bijuteria ou um sapato. Porta-cartão, vira saboneteira, canequinha de propaganda, se transforma em arranjo de flores.

Unir o útil ao agradável. A responsabilidade de solucionar os problemas da comunidade é também do indivíduo que nela habita. O meio ambiente agradece.
Desovamos roupas que não usamos. Utensílios domésticos e brinquedos há muito encostados ganham vida nova.

Numa ação conjunta, doamos e captamos doações. Incentivamos a prática dos 3 R’s: Reduzir a geração de resíduos, Reutilizar o resíduo, Reciclar o resíduo. Evitar assim, que muita coisa vá parar nos aterros.  

Pessoas ressabiadas. Um olho na sala de atendimento e outro nas mesas com os artigos. Vai lá e vem cá. Na mesa dos brinquedos, crianças de olhos brilhantes e dedinhos ávidos. Difícil escolha. A partir de R$ 0,50 a R$ 3,00. É só escolher e levar.

Sonho de consumo mais falta de moedinhas, e o produto, sai de brinde. Doação combinada com necessidade, vira escambo. A sorte está lançada.

Um trabalho exaustivo que desperta a consciência do quanto somos efêmeros. A vida não é apenas uma célula. É muito mais. Nesta complexidade da existência volátil, de meros mortais, respirar é uma dádiva. Agir e compartilhar, um alento. Possibilidade de auto-expansão. É ajudando que se ajuda.

“A palavra levanta, o exemplo arrasta”. Arrastamos uma porção de pessoas. Alguns ajudando no atendimento, outros doando, outros comprando e prestigiando o trabalho.  O bem comum revigorando nossos sentimentos. Um dia para lembrar.
Suely Aparecida Schraner

Nenhum comentário:

Postar um comentário