domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Estudo escancara desigualdade paulistana" - Folha de S.Paulo

"Estudo escancara desigualdade paulistana" - Folha de S.Paulo
Publicado em: 06/02/2012 - 13:17
 
 
 
Em 45 distritos, morador não tem acesso a biblioteca; em 26 não há leito e em outros 56 não existe quadra de esporte
Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo ordenou, pela primeira vez, dados que permitem mensurar desequilíbrio

REYNALDO TUROLLO
 JR.
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Que São Paulo é desigual todo mundo sabe. Pela primeira vez, porém, o Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo ordenou dados de órgãos públicos de forma a tornar visível e mensurável essa desigualdade.
Os resultados são estarrecedores. Sobretudo quando se leva em conta que cada um dos 96 distritos da capital tem, em média, mais de 110 mil habitantes -uma cidade.
"Qualquer distrito é maior que 95% das cidades brasileiras. Qualquer um que não tenha algum equipamento desses é gritante", diz Oded Grajew, coordenador da rede.
Em 45 distritos, os moradores não têm acesso a bibliotecas perto de casa; 26 distritos não têm nenhum leito em hospital; e em outros 56 não existe nenhuma quadra ou espaço para praticar esportes.
As barras do gráfico abaixo ilustram as disparidades, que forçam os moradores de bairros no polo negativo do ranking a viajar entre essas "cidades" todos os dias.
"Isso piora o trânsito, a poluição, o estresse", explica Grajew.
ONDE USAR OS RECURSOS
"Organizar um espaço urbano imenso e rico como São Paulo não é um problema de dinheiro, mas de alocação de recursos", afirma o economista da PUC Ladislau Dowbor.
"[A ideia de comparar distritos] É gerar um nível de compreensão da cidade muito mais amplo. Quando a gente disponibiliza um conjunto de dados na internet, obriga a autoridade a fazer um plano de metas", diz.
"É um instrumento de pressão política."
DIFERENÇA SALARIAL
O Quadro da Desigualdade mostra ainda que salários no Butantã, Lapa e Pinheiros (zona oeste da cidade) são 2,6 vezes maiores que os de Itaquera, na zona leste da capital.
E que 1,3 milhão de paulistanos vivem em favelas -94% das casas da Vila Andrade (sul) ficam em favelas, enquanto no Jardim Paulista e em mais 11 distritos não há nenhuma.
Leia também: "Cidade desigual", artigo de Oded Grajew

Nenhum comentário:

Postar um comentário