quinta-feira, 7 de julho de 2011

16ª Conferência Municipal de Saúde


Suely Damkauskas representou o Conselho Gestor da UBS Veleiros/Seguimento Sociedade Civil, na Conferência abaixo:

16ª Conferência Municipal de Saúde reúne as três esferas de governo
A 16ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo recebeu representantes do Município, do Estado e do Governo Federal para debaterem e avaliarem cerca de mil propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da conferência, que será realizada entre 31 de agosto e 2 de setembro deste ano.

Pela primeira vez, uma conferência de saúde da cidade de São Paulo promoveu o encontro de representantes do Município, do Estado e do Governo Federal. Durante a abertura da 16ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, o secretário municipal de Saúde ressaltou a importância da participação da Cidade nas etapas das conferências estadual e nacional. “São Paulo terá novamente uma atuação importante na Conferência Estadual e na Nacional. Embora nós (São Paulo) tenhamos chegado atrasados (ao SUS), São Paulo tem o que mostrar, porque nós rompemos o dilema Precisamos de mais dinheiro ou de mais gestão? São Paulo hoje investe 20% de sua receita própria em Saúde (pelos parâmetros estabelecidos pela Emenda nº 29, os municípios têm de investir 15% de sua receita), tem melhorado o acesso e a qualidade no atendimento”.

Ainda durante o evento, realizado nos dias 28 e 29 de junho, no Palácio das Convenções do Anhembi, o secretário ressaltou os avanços da saúde, dando ênfase à cessão da base do programa do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento de São Paulo (Siga-SP) ao Ministério da Saúde. “Esse ‘embrião de mecanismos’ já tem efeitos muito positivos na cidade de São Paulo, no atendimento das pessoas”, apontou. “Nós temos hoje uma agenda regulada e informatizada e fico muito satisfeito que São Paulo possa servir de exemplo para o restante do País”.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e o ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional da Saúde, Alexandre Padilha, entre outras autoridades, também participaram da mesa de abertura. Estiveram presentes, ainda, delegados representantes dos gestores, dos usuários e do segmento Trabalhador.

Nos dois dias de evento, que teve por objetivo promover um amplo debate democrático e construtivo da situação da saúde, foram avaliadas cerca de mil propostas – 30 das quais selecionadas como prioritárias para ser encaminhadas à etapa estadual da conferência, que será realizada entre 31 de agosto e 2 de setembro deste ano.

Em seu discurso, o ministro Padilha comprometeu-se a aumentar os recursos federais para a política de Urgência e Emergência. “Queremos garantir que 100% da população brasileira tenha acesso ao Samu. Por isso, estamos dispostos a dobrar o que o Governo Federal coloca hoje no Samu”.

Com o tema central Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro e o eixo Acesso e Acolhimento com Qualidade: um desafio para o SUS, os participantes dividiram-se em seis salas para discutir os subtemas: Políticas Públicas de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e eqüidade; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS. Ao todo, o evento reuniu 1.069 pessoas, entre delegados do segmento Gestor (232), do segmento Trabalhador (190) e do Usuário (468); 99 convidados, 51 observadores e 29 integrantes da equipe de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário