quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sobrou o cérebro humano -Por: Francisco Daudt




Sexo é um método de procriação que supõe negociação entre dois gêneros. E é sempre difícil essa negociação


E A SELEÇÃO natural criou o cérebro. Mas, por favor, não se engane. Apesar de se parecer com um título de filme do Roger Vadim , "E Deus Criou a Mulher", uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Deveríamos dizer: "Da seleção natural, sobrou o cérebro humano".

Você já entendeu que, se tomar pouco antibiótico, sobrará um germe resistente, não é? E esse é duro de matar. Pois foi isso que aconteceu conosco.

Os "parecidos com gente" (antropoides: antropo = homem + oides = forma) foram peneirados pela adaptação. Uns eram uns idiotas, não temiam o escuro: foram devorados, não deixaram descendentes. Outros descobriram que podiam dividir caça (machos) e coleta (fêmeas).

Elas cuidavam da rede social que partilhava informações sobre os melhores frutos e maneiras de cuidar das suas crias.

De algum modo (gestual, gutural, verbal) foi surgindo a cultura. Pense a cultura como algo que se cultiva, tipo plantas ou vacas.

Histórias e ensinamentos passados de uma pessoa a outra, uma geração a outra, mesmo antes da escrita, aquilo que você se lembra que sua avó contava, que via na cozinha, no jeito de fazer pamonha. Pense em memória, o milagre do cérebro humano (não é exclusivo, é só ver os cães) extraordinariamente exponenciado. Tenho um livro, "1.001 Invenções que Mudaram o Mundo", que mora em um lugar especial de casa para que eu leia uma invenção por vez. Vejo ali a soma ancestral das memórias da humanidade que mudaram nosso cérebro.

Ele se tornou mais e mais complexo. O livro não fala de uma complexidade paralela maior, a do desenvolvimento da consciência, da percepção de que vamos morrer, de um vazio que só pode (ou imaginamos que possa) ser preenchido com a companhia de alguém, um derivado do mais forte dos comandos da seleção natural: a procriação.

No nosso caso, o sexo. Sim, porque em outras várias espécies o sexo é dispensável. Por definição, sexo é um método de procriação que supõe o encontro e a negociação entre dois gêneros, para que se acasalem em benefício de uma prole melhor (mais geradora de prole). E a negociação é sempre dura, seja entre pavões, seja entre você e aquela moça.

Mas isso são as forças dos genes. E se você quiser ser solteiro e estudar grego clássico? Qual o problema, neste mundo superpovoado? Já pensou que somos 7 bilhões sobre a Terra? Vá em frente! Você é um indivíduo, e não uma formiga. Se quiser ter família, ótimo. Se não, vasectomia não é mais grave que ligadura de trompas, coisa que ninguém estranha.

Uma coisa é ser fruto da evolução de milhões de anos que produziu essa coisa estranha que é um cérebro pensante, outra coisa é ser dono desse cérebro.

FRANCISCO DAUDT, psicanalista e médico, é autor de "Onde Foi Que Eu Acertei?", entre outros livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário