quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Prefeitura lança a primeira Biblioteca Virtual de Saúde elaborada por um município brasileiro



A Prefeitura de São Paulo lançou a Biblioteca Virtual de Saúde, um portal que possibilita pesquisas de bibliografias em bases de dados. Nele já estão disponíveis mais de 1.500 documentos sobre programas e ações da Prefeitura de São Paulo.


O prefeito de São Paulo lançou na manhã desta terça-feira (23/8) uma iniciativa pioneira para pesquisa e estudos. Trata-se da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). O portal é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). A apresentação, que se realizou nas instalações da Escola Municipal de Saúde, na Vila Olímpia, Zona Sul, transformou a Capital no primeiro município do Brasil a disponibilizar, por meio da internet, o conjunto de suas ações na área.

“A Biblioteca Virtual é a oportunidade que a Prefeitura de São Paulo tem, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, de oferecer nossos programas e serviços a todos aqueles que querem conhecê-los de uma maneira moderna. Além disso, é uma ferramenta voltada àqueles que vivem a rotina do serviço e querem se capacitar e aperfeiçoar seus conhecimentos. É uma iniciativa extremamente positiva, que vai trazer agilidade e eficiência à gestão”, afirmou o prefeito.

A cooperação técnica entre a Secretaria e a BIREME/OPAS/OMS surgiu da necessidade de implantar novas ferramentas eletrônicas para a Pasta. Essa união culminou com o lançamento da BVS, que permite aos usuários, além de resgatar informações acadêmicas ou geradas por instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), encontrar dicas, datas importantes, legislações vigentes, políticas públicas, programas e ações do Município.

“Esta é uma plataforma que disponibiliza toda a documentação técnico-científica da Secretaria Municipal da Saúde. A cidade é a primeira a ter essa iniciativa justamente porque possui um vasto volume de dados para sustentar um acervo. Gestores de outras redes e pesquisadores do mundo todo poderão acessar nossos trabalhos, além de permitir aos próprios funcionários da rede municipal de Saúde o acesso rápido às normativas técnicas da área”, afirmou o secretário municipal da Saúde que ressaltou que já estão disponíveis no portal mais de 1.500 documentos sobre programas e ações da Prefeitura de São Paulo.

A Biblioteca Virtual servirá como modelo de gestão do conhecimento em Saúde. Ela visa à promoção e ampliação e ao fortalecimento das informações técnicas, científicas e do ensino, o que estimula e promove o trabalho cooperativo entre as áreas vinculadas à SMS, com acesso livre, gratuito e equitativo. O portal está disponível na página da Prefeitura e também pode ser acessado diretamente pelo link http://sms.sp.bvs.br.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=46124
--
Saiba mais sobre os ODM-SP nab http://odmsp.blogspot.com/
http://sosabelhas.wordpress.com/about/

Rede Mobilizadores COEP ( Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida)   
www.mobilizadores.org.br/coep - www.mobilizadorescoep.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário