quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Antibiótico combate doença pulmonar



MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estimativas da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) indicam que uma doença pulmonar pode se tornar a terceira causa de morte no país no fim desta década.
Hoje, a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) já é a quinta maior causa e mata 33 mil brasileiros por ano, embora a maioria não conheça a doença, segundo o presidente da sociedade, Roberto Stirbulov. De 1990 a 2001, o número de casos teve um aumento de 371%.
Ela é caracterizada por dois problemas (enfisema pulmonar e bronquite crônica) e se manifesta em quem se expõe a fatores ambientais nocivos ao pulmão, como fumo (85% dos casos) e exposição a fogão a lenha (15%).
"Com o tempo, o doente perde a capacidade de respirar normalmente, dificultando atividades simples, como tomar banho", diz Stirbulov.
O presidente da Associação Brasileira de Portadores de DPOC, Manoel Machado Jr., que fumou por 36 anos, teve de reaprender a falar e a respirar após o diagnóstico. "O ar não sai do pulmão."

A boa notícia é que está chegando no mercado brasileiro o primeiro medicamento específico para tratar a inflamação da DPOC. Produto de uma nova classe terapêutica, o roflumilaste, um inibidor seletivo da enzima fosfodiesterase 4 (PDE4), tem um mecanismo inédito de ação anti-inflamatória. Cerca de 10% dos que tomaram tiveram efeitos colaterais, como náusea, diarreia e dor de cabeça.
A caixa com 30 comprimidos custa até R$ 180.


Nenhum comentário:

Postar um comentário