sábado, 13 de agosto de 2011

Pesquisa sobre novo tratamento contra o câncer ganha prêmio


A combinação de um remédio que trata diabetes tipo 2 e de um quimioterápico usado em câncer de mama e de pulmão é mais eficaz para reduzir tumores do que a droga oncológica sozinha.
A revelação vem de um estudo da Unicamp, que venceu a categoria "Pesquisa em Oncologia", do Prêmio Octavio Frias de Oliveira.
A premiação acontece nesta sexta-feira e é uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em parceria com o Grupo Folha. A láurea leva o nome do publisher da Folha, morto em 2007.
Na categoria "Personalidade em Destaque", ganhou o oncologista Ricardo Brentani, 74, um dos líderes do Projeto Genoma do Câncer.
Segundo o diretor do Icesp, Paulo Hoff, uma comissão elegeu Brentani entre sete indicados.
No caso da pesquisa, foram avaliados mais de 20 estudos. Os vencedores recebem R$ 8.000 cada um.
"É uma maneira de estimular a produção científica nacional. A vida de pesquisador é muito difícil", diz Hoff.
VIA BIOQUÍMICA
O estudo da Unicamp testou uma nova forma de tratar o câncer, associando as drogas metformina (para diabetes tipo 2) e paclitaxel (quimioterápica).
Segundo o oncologista José Barreto Campello, um dos autores do trabalho, a terapia reduziu o tumor em roedores.
"Nos animais tratados apenas com paclitaxel, o tumor ficou o dobro do tamanho em relação aos que receberam a combinação de remédios." Agora, foram iniciados os testes em humanos.
BRENTANI
Um dos oncologistas brasileiros com maior produção científica internacional, Ricardo Brentani se formou em medicina pela USP em 1962.
Sob sua direção, o Hospital do Câncer A.C. Camargo (SP) se tornou referência no país.
Indagado sobre o seu maior feito, ele diz: "Ter casado com a minha mulher." Ele e a química Maria Mitzi estão juntos há 50 anos
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/955013-pesquisa-sobre-novo-tratamento-contra-o-cancer-ganha-premio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário